Foto: Divulgação, IFFar
O Instituto Federal Farroupilha oferece 1.750 vagas em cursos de graduação para ingresso em 2026. As formações são presenciais e ocorrem em 10 cidades do Rio Grande do Sul. Para participar da seleção, é necessário ter realizado alguma prova do Enem desde 2009 ou da edição de 2025.
Os cursos de graduação do IFFar são 100% gratuitos e oferecidos nas cidades de Alegrete, Frederico Westphalen, Júlio de Castilhos, Panambi, Santa Rosa, Santo Ângelo, Santo Augusto, São Borja, São Vicente do Sul e Uruguaiana.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
As graduações são cursos de bacharelado, licenciatura (formação de professores) ou de tecnologia oferecidos a quem já terminou o Ensino Médio.
As inscrições para a seleção são gratuitas e vão até 5 de janeiro de 2026. Para participar do processo seletivo, o estudante deve ter realizado qualquer edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2009, incluindo a deste ano.
No processo de inscrição, o candidato que já participou de mais de uma edição do Enem pode escolher qual nota vai utilizar. Caso o estudante também esteja inscrito na prova deste ano e obtenha uma nota mais alta do que nas anteriores, pode alterar sua inscrição por meio de recurso após a divulgação do resultado do Enem, prevista para 16 de janeiro de 2026.
Os candidatos que nunca realizaram o Enem e vão participar da prova neste ano, devem simplesmente escolher a opção 2025 no ato de inscrição. As informações completas estão no Edital nº 456/2025, que rege o processo seletivo.
Inscrições
As inscrições para o processo seletivo 2026 dos cursos de graduação do IFFar são gratuitas e devem ser realizadas até 5 de janeiro de 2026 pela internet, por meio deste link.
Elas são realizadas em duas etapas: primeiro, o candidato se inscreve no sistema de inscrições do IFFar e, depois, no processo seletivo dos cursos de graduação.
Reserva de vagas
Das 1.750 vagas oferecidas no processo seletivo, 60% são reservadas para estudantes de escolas públicas e 5% para pessoas com deficiência sem vínculo com escola pública. As vagas restantes (35%) são destinadas a ampla concorrência. Dentro desta reserva há ainda cotas para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
Vagas na região
Campus Júlio de Castilhos
- Administração (noturno, 35 vagas)
- Agronomia (integral, 40)
- Ciências Biológicas (licenciatura, noturno, 30)
- Matemática (licenciatura, noturno, 35)
- Tecnologia em Gestão do Agronegócio (35 vagas)
Campus São Vicente do Sul
- Administração (noturno, 40)
- Agronomia (integral/diurno, 40)
- Ciências Biológicas (licenciatura, noturno, 35)
- Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (noturno, 35)
- Tecnologia em Gestão Pública (noturno, 35 vagas)